sexta-feira, 6 de abril de 2007

ARTIGO 2 DO GILBERTO

Formação Profissional na Sociedade Tecnológica

Uma nova concepção de emprego emerge no nosso cenário que advém de uma sociedade tecnológica que tem mudado a cada dia. Essa mudança tem exigido dos profissionais que são formados a cada dia, um novo perfil em função da reestruturação do sistema de produção. Essa nova cultura tecnológica exigirá uma outra formação dos trabalhadores, bem mais ampla e geral. Com a automação do trabalho, o trabalhador, será menos exigido, precisará de menos habilitações.
A escola precisa acompanhar esse avanço tecnológico, introduzindo novos currículos, novos equipamentos, de acordo com esse “novo modo de produção”. A formação deverá ser muito mais diversificada, formando assim, profissionais para as diferentes áreas de produção ora exigidas. A escola profissional e consequentemente a função social dos professores precisam de uma urgente redefinição. A função do docente deve-se voltar para a valorização do indivíduo, como ser autônomo, crítico e responsável e apto a operar no seio da coletividade.
O caminho certo a seguir é que a função docente esteja sintonizada não só com os novos rumos da sociedade, com o surgimento de um novo modo de produção, mas também com uma concepção de ser humano emancipatória e valorizante.

Nenhum comentário: