sexta-feira, 27 de abril de 2007

Como utilizar internet na educação

Resumo do artigo:
Como utilizar internet na educação
José Manuel Moran

A internet está explodindo como mídia mais promissora desde a implantação da televisão.
Com a implantação da internet, a distância hoje não é a geográfica e sim a econômica, cultural, a ideológica e a tecnológica.
A internet também está explodindo na educação. Universidades e escolas correm para tornarem-se visíveis, para não ficar para trás. Com isso a educação presencial pode modificar-se significativamente com as redes eletrônicas.
As redes atraem os estudantes. Eles gostam de navegar, de descobrir endereços novos, de divulgar suas descobertas, de comunicar-se com outros colegas.
Estamos em uma etapa de transição quantitativa e qualitativa das mídias eletrônicas. Estamos passando de uma fase de carência de canais para uma outra de superabundância. Há uma clara aproximação da televisão, do computador e da internet. Estamos, em conseqüência, diante de um panorama poderoso para integrar todas as mídias no ensino à distância e continuado. A internet ao tornar-se mais e mais hipermídia, começa a ser um meio privilegiado de comunicação de professores e alunos.
O autor descreve alguns projetos importantes desenvolvidos atualmente na internet:
A escola do Futuro (desenvolve projetos de ensino de ciências e de humanidades com redes telemáticas desde 1990)
O colégio Municipal Alcina de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo (Desenvolvem 14 projetos, alguns na área de ciências vinculados à Escola do Futuro).
Colégio Magno-Projeto Matemática e Arte.
E muitas outras páginas que desenvolvem projetos de grande importância educacionais.
O autor relata suas próprias experiências na rede.
Ensinar utilizando a internet exige uma forte dose de atenção do professor. Diante de tantas possibilidades de busca, os alunos tendem a dispersar-se diante de tantas conexões possíveis.
É importante que o professor fique atento ao ritmo de cada aluno, as suas formas pessoais de navegação.
Ensinar utilizando a internet pressupõe uma atitude do professor diferente da convencional.
A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece.
A internet está trazendo inúmeras possibilidades de pesquisa para professores e alunos, dentro e fora da sala de aula. A pesquisa na internet requer uma habilidade especial devido á rapidez com que são modificadas as informações nas páginas e a diversidade de pessoas e pontos de vista envolvidos.
Uma das características mais interessantes da internet é a possibilidade de descobrir lugares inesperados, de encontrar materiais valiosos, endereços curiosos, programas úteis, pessoas divertidas e informações relevantes.
Tem-se observado, com o uso da internet aumenta a motivação, o interesse dos alunos pelas aulas, pela pesquisa, pelos projetos. Motivação ligada à curiosidade pelas novas possibilidades, à modernidade que representa a internet. Há uma primeira de deslumbramento, de curiosidade de fascínio diante de tantas possibilidades novas.
Depois vem a etapa de domínio da tecnologia, de escolha de preferências. Mais tarde, começa-se a enxergar os defeitos os problemas, as dificuldades de conexão, as repetições e a demora.
Alguns problemas têm surgido com a criação de mais de 140 mil novas páginas diárias.
Há informação demais e conhecimento de menos no uso da internet na educação.
O desafio agora é integrar a internet em um novo paradigma educacional.
A palavra-chave é integrar. Integrar a internet com outras tecnologias na educação.
Ensinar com a internet será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas de ensino.
A profissão fundamental do presente e do futuro é educar para saber compreender, sentir, comunicar-se e agir melhor, integrando a comunicação pessoal, a comunitária e a tecnológica.

Nenhum comentário: