sexta-feira, 6 de abril de 2007

ARTIGO 3 DO GILBERTO

Considerações sobre a disseminação do conhecimento científico e tecnológico e sobre a formação para o trabalho na sociedade emergente

Estamos num período de revolução global, o maior já registrado com efeitos sobre o trabalho e sobre os mecanismos de formação para o trabalho. Muitos autores acreditam que estamos começando uma nova sociedade melhor e mais igualitária.
Nos últimos anos as interelações entre ciência-tecnologia-trabalho, têm sido importantes para o desenvolvimento das nações. Apontando para mudanças estruturais importantes onde há uma transição da era industrial para a era tecnológica.
Temos que estar atentos que ao mesmo tempo em que essas mudanças podem trazer qualidade de vida humana, libertar-nos do trabalho desumano, das doenças incuráveis e da massificação, por outro lado podemos nos reduzir a fantoches, manipuláveis usados como joguetes da mídia a meros expectadores passivos.
A alfabetização científica e tecnológica (ACT) desponta como pré-requisito para o exercício pleno da cidadania na sociedade do séc. XXI.
Existem relações cruciais entre o empreendimento científico e o empreendimento tecnológico e ambos influem de maneira decisiva na sociedade como um todo. Assim o movimento da alfabetização científica tecnológica (ACT) passa a ser um componente essencial da relação entre ciência, tecnologia e o trabalho (CTT).
A alfabetização científica e tecnológica é um forte componente na expansão do nível sócio-econômico das nações.
É importante que sejam mobilizados recursos para que toda a população seja atingida pelos benefícios da vida moderna. Mas existe um desafio que a sociedade tecnológica nos propõe, aprender como fazer distinção entre o conhecimento que precisamos para o exercício pleno da cidadania por meio do trabalho e daquele que precisamos ou que não podemos controlar.

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