sexta-feira, 27 de abril de 2007

Educação à Distância na Internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem.

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
Resumo:
A utilização de determinada tecnologia como suporte à EaD “ não constitui em si uma revolução metodológica, mas reconfigura o campo do possível. (Peraya,2002,p49). Assim, pode-se usar uma tecnologia tanto na tentativa de simular à educação presencial com o uso de uma nova mídia como para criar novas possibilidades de aprendizagem por meio da exploração das características inerentes as tecnologias empregadas.
O advento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) reavivou as práticas de EaD devido à flexibilidade do tempo, quebra de barreiras espaciais, emissão e recebimento instantâneo de materiais, o que permite realizar tanto as tradicionais formas mecanicistas de transmitir conteúdos, agora digitalizados e hipermediáticos, como explorar o potencial de interatividade das TIC e desenvolver atividades à distância com base na interação e na produção de conhecimento.
Inserir determinada tecnologia na EaD não constitui em si uma revolução metodológica, mas reconfigura o campo do possível.
A EaD é uma modalidade educacional cujo desenvolvimento relaciona-se com a administração do tempo pelo aluno, o desenvolvimento da autonomia para realizar as atividades indicadas no momento em que considere adequado. A par disso, o “estar junto virtual” indica o papel do professor como orientador do aluno que acompanha seu desenvolvimento no curso, provoca-o para faze-lo refletir, compreender os equívocos e depurar suas produções.
Ambientes digitais de aprendizagem são sistemas computacionais disponíveis na internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Os recursos dos ambientes digitais de aprendizagem são basicamente os mesmos existentes na internet ( correio, fórum, bate-papo, conferência, banco de recursos, etc...).
A fim de melhor compreender as diversas metodologias com as quais se desenvolve a educação à distância, é importante especificar o significado de alguns termos, frequentemente empregados com equivalentes são eles: Educação on-line, educação à distância e e-Learning, que são termos usuais da área mas não são congruentes entre si.
Educação on-line é uma modalidade de educação à distância realizada via internet, cuja comunicação ocorre de forma sincrônicas ou assincrônicas.
O e-Learning é uma modalidade de educação à distância com suporte na internet que se desenvolvem à partir de necessidades de empresas relacionadas com o treinamento de seus funcionários.
Em um mesmo curso à distância, conforme as características da atividade pode existir alternância entre focos, sendo possível lançar mão de diferentes meios e recursos.
EaD não é apenas uma solução paliativa para atender alunos situados distantes geograficamente das instituições educacionais nem trata da simples transposição de conteúdos e métodos de ensino presencial para outros meios telemáticos.
Com o uso de ambientes digitais de aprendizagem, redefine-se o papel do professor que finalmente pode compreender a importância de ser parceiro de seus alunos e escritor se suas idéias e propostas, aquele que navega junto com os alunos, apontando as possibilidades dos novos caminhos sem a preocupação de ter experimentado passar por eles algum dia.
Tendo em vista a necessidade de fluência tecnológica para participar dos cursos de EaD, alfabetização digital, bem como a inclusão digital vem a ser um importante pré-requisito mas não como único, precisam-se trabalhar também o desenvolvimento de outras competências tais como: a escrita, a capacidade de discutir, de se expressar livremente e desenvolver produções individuais e grupais.

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